Amor a profissão

Amor a profissão

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Projeto Copa do mundo

Tema: A copa é de todos

Data: 07 de junho a 12 de julho de 2010



Justificativa
O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional. É uma das maiores paixões do povo brasileiro. Mesmo ganhando ou perdendo as pessoas continuam com a paixão. Quando se fala de Copa do Mundo todos ficam atentos para torcer por seu país, todas as nações se unem e acompanham este grande evento
O futebol quando competitivo (profissional) visa à extração de um campeão e, conseqüentemente, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto escolar, possui características específicas, sendo também permeado por tensões, ganhar x perder, competições, exclusões, inclusões, etc.
Neste período de copa do mundo, além de enriquecer e dar mais sentido às aulas, vamos conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul e o demais paises participantes do mundial, trabalhando também os temas transversais: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo.


Projeto Copa
Objetivo Geral
O desenvolvimento deste projeto tem em vista um trabalho interdisciplinar. É possível desenvolver diversos conhecimentos através deste evento, pois o futebol tem um grande espaço em nossa cultura e é preciso lembrar que um evento como a Copa reúne vários países. Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo.

Objetivos Específicos
Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
Conhecer a história das copas.
Identificar cada país e os dias que jogam.
Respeitar e compreender o trabalho coletivo.
Atividades:

Artes:
 Confecção de Viseira da Copa.
 Bandeirinhas, faixas e cartazes para enfeitar a sala e a escola,
 Confecção do mascote (feras da copa), para enfeitar a sala durante todo o projeto.
 Reprodução da obra “Futebol” de Candido Portinari através da colagem dos personagens que aparece na obra,
 Maquete de campo de futebol
 Desfile de torcedores

Português:
 O Hino Nacional
 A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram; Confecção do Hino Nacional com figuras. Será desenvolvida a linguagem oral e visual através das imagens.
 Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;
 Música da Copa;
 Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.
 Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);
 Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc.
 Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;
 Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil;
 Leitura de noticiários diários - textos jornalísticos;

Matemática:
 Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta, hexa (bem como tetra, tri, bi-campeão)
 Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.
 Quantidade de jogadores num jogo de futebol.
 Os reservas da seleção (função)
 Agenda da copa
 Análise do placar dos jogos do Brasil
 O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)


 História e Geografia:
 História das Copas
 Sede da Copa
 Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)
 Localização no mapa da sede da Copa
 Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários
 A Bandeira Brasileira (Concurso da bandeira mais criativa)
 As bandeiras dos países que estão sediando a Copa
 As bandeiras dos demais países.
 Mãos de obra temporária que surge em razão da copa
 O respeito às demais seleções
 Reforçar o espírito patriótico


Ciências:
 A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso
 O exame anti-doping; Campanha anti-drogas
 O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;
 Os valores nutricionais de alguns alimentos;
 Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças
 Cuidados com os fogos e balões.
As feras da copa:



Música: Aline Barros

Campeão
Aline Barros
Sou do time mais que vencedor
Jesus Cristo é meu treinador
Meu time não perde, também não empata
E vence só com gol de placa

Quando a fé entra em campo, entra pra valer,
Com Cristo é vencer ou vencer
Quando eu leio a Palavra eu marco um gol
E quando eu faço oração eu marco mais um
Driblo o adversário e um golaço
E corro pra te dar um abraço.

Vamos balançar a rede. Explode coração.
O time de Jesus é Campeão.
Vamos balançar a rede. Explode coração.
O time de Jesus é Campeão!

Eu marco, eu marco um gol e corro pro abraço
Eu marco, eu marco,
Pra Jesus eu marco um golaço
É campeão, é campeão...

Poema – trava língua
Jogo de Bola – Cecília Meireles
A bela bola
Rola:
A bela bola do Raul.
Bola amarela,
A da Arabela.
A do Raul,
Azul.
Rola a amarela
E pula a azul.
A bola é mole,
É mole e rola.
A bola pula.
É bela e pula.
É bela, rola e pula,
É mole, amarela, azul.
A de Raul é de Arabela,
E a de Arabela é de Raul.

2 comentários:

Anônimo disse...

MILA,achei fantástico este projeto,tudo aqui tem gostinho de quero mais...vou falar do teu jardim para minhas colegas...AMEEEEIIIII
Taíse-professora dos anos 3º anoiniciais,escola pública municipal
Ijuí/RS
Bjos,bom trabalho!

Uni Duni Tê disse...

Gostei das propostas. Vou fazer algumas com a minha turma. Visite meu blog também // 123brincaroutravez.blogspot.com